sexta-feira, 26 de março de 2010

CHICO NA GLOBO NEWS


Globo News faz homenagem
à vida e obra de Chico Xavier
Não perca três programas especiais sobre o médium mais importante do Brasil no especial ‘Chico Xavier – entre o enigma e a fé’.

No próximo dia 02 de abril, Chico Xavier faria cem anos de idade. O mineiro pobre de Pedro Leopoldo que psicografou cerca de 400 livros e vendeu mais de 20 milhões de exemplares, sem nunca ter ganhado um centavo com isso, é o homenageado da Globo News nesta semana.

As histórias e os mistérios em torno da trajetória do médium que cedeu os direitos autorais de suas obras para instituições de caridade serão mostradas em três programas especiais, exibidos às 23 horas, a partir desta quarta-feira, dia 24.

Arquivo N Especial - Quartas-feiras 24 e 31/03, às 23h

O primeiro programa especial da série ‘Chico Xavier – entre o enigma e a fé’ será dividido em dois episódios. O primeiro, que vai ao ar dia 24/03, fala sobre o desafio dos jornalistas que tentaram decifrar o enigma Chico Xavier. Como a imprensa lida com um fato sobrenatural que a ciência não consegue explicar? Imagens de arquivo mostram casos criminais que foram resolvidos, na Justiça, através da psicografia de Chico. O especial exibe ainda uma entrevista do apresentador Pedro Bial com o biógrafo do médium, o jornalista Marcel Souto Maior, e trechos de matérias sobre a misteriosa luz que teria entrado no quarto de hospital em que Chico esteve internado.

O segundo ‘Arquivo N’ especial, exibido no dia 31/03, mostra trechos de programas que dão destaque à fé em Chico Xavier. Entre eles, imagens do ‘Sexta Super Especial’, com participação dos cantores Roberto Carlos e Elis Regina, para a campanha pelo prêmio Nobel da Paz, em 1981; e de uma grande entrevista com o médium realizada, em Uberaba, pelo jornalista Nei Gonçalves Dias. Em depoimentos gravados especialmente para a série, Nei conta como foi este bate-papo revelador com Chico e o ator Lúcio Mauro fala sobre a experiência de interpretá-lo no programa ‘Caso Verdade’ da TV Globo.

Globo News Especial - Domingo 28/03, às 23h

O programa faz uma grande reportagem de campo sobre o fenômeno Chico Xavier e reconta toda sua trajetória. O editor e repórter Claufe Rodrigues vai a Pedro Leopoldo e Uberaba, cidades mineiras em que Chico nasceu e viveu, visita a antiga casa, locais de trabalho, casas de amigos e parentes e centros espíritas e instituições de caridade que o médium frequentava.

Entre os entrevistados de Claufe está Arnaldo Rocha, amigo pessoal e confidente de Chico, que conta histórias surpreendentes da época em que conviveu com o colega; e Wagner Paixão, médium de Belo Horizonte que diz ter recebido, em sessões espíritas, mensagens de Chico Xavier após sua morte. O especial mostra ainda o Açude do Capão, em Pedro Leopoldo, no qual Chico teve sua primeira visão de Emannuel, o guia espiritual que teria o acompanhado até o fim de sua vida.

O repórter aproveita ainda para falar com pessoas que já tiveram experiências mediúnicas e foram beneficiadas pelas mensagens de Chico Xavier. Como esses momentos marcaram suas vidas? Pesquisadores dão também explicações científicas e do ponto de vista literário para o fenômeno da psicografia. Eles falam sobre o polêmico caso do escritor brasileiro Humberto de Campos, que teria voltado a escrever novas obras após a morte, através das mensagens psicografas por Chico, que se dizia apenas um porta-voz responsável por reproduzir aquilo que bons espíritos lhe ditavam.

Um comentário:

Gisele & Família disse...

Querido Irmão na Luz Maior!

Quero apenas agradecer por nos manter sempre atualizados de tudo o que acontece e é notícia em nossa tão valoroza Doutrina.
Parabéns pelo seu trabalho!

Fraternalmente,
Gisele