segunda-feira, 23 de maio de 2011

SÓCRATES, O FILÓSOFO E HÍPIAS, O SOFISTA


Note o método usado por Sócrates, hoje chamado de maiêutica, onde apenas com perguntas ele ajuda seu interlocutor a alcançar um novo nível de consciência sobre aquilo que acredita.
*Diálogo extraído do filme Sócrates do diretor Rosselini.

Diálogo da beleza
- Te saúdo Sócrates! Diz Hípias ao cruzar com Sócrates em uma das ruas de Atenas.
- Olhem o belo Hípias. Responde Sócrates. - Fazia tempo que não o víamos pela cidade. Aonde vais tão bem vestido Hípias?
- Vou ao ginásio fazer um discurso sobre a genealogia dos heróis. Gostaria de ouvi-lo?
- Não posso. Infelizmente tenho outro compromisso. Responde Sócrates.
- É um discurso que já fiz e todos acharam muito belo, mas eu gostaria de ter também a tua opinião.
- Você disse muito belo? Então você sabe o que é a beleza? Provoca Sócrates.
- Ah. Certamente! Responde Hípias demonstrando autoconfiança.
- E você se imortará de me explicar o que é?
- Facílimo. Uma bela donzela! Sócrates , aí está algo belo.
- Uma boa resposta, mas diga-me Hípias, pode-se dizer que uma bonita jumenta é bela?
- Sim. Na minha cidade há jumentas de grande beleza. Responde Hípias.
- E uma bonita panela, pode-se dizer que é uma bela oisa?
- Não entendo caro Sócrates, que você se possa servir de um objeto assim tão prosaico para falar de coisas tão elevadas.
- Mas o que você esperava? Eu sou apenas um ignorante. Porém, você deve admitir que uma bonita panela também é bela.
- Sim, pode ser, porém a mais bela das panelas, diante de uma bela donzela é feia. Responde Hípias.
- Como a mais bela das donzelas será feia se comparada  a um deus. É o que acha?
- Exatamente! Responde Hípias com segurança.
- Mas antes você disse: - uma bela donzela, aí está algo belo. E há pouco me disse que comparada a um deus é feia. Mas não pode ser feia e bela ao mesmo tempo. Assim, você ainda não me disse o que é a beleza!
- Te explico em outro dia! Quando queiras. Até logo Sócrates!

Questão filosófica: Onde está a beleza?
No que se observa ou no interior do observador?

*****************************************

Filósofo - o que busca a sabedoria, ou seja, o conhecimento coerente e lógico aplicável para o bem de todos.
Sofista - sujeito que usava argumentos falsos para impor uma verdade duvidosa.

Fonte: Documentos SBEE (Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas) - edição 30, 2010.

Nenhum comentário: