terça-feira, 22 de novembro de 2011

O ESPIRITISMO É MEIO, A EDUCAÇÃO DIVINA É FIM.


Conscientizar é tomar contato com os conteúdos velados da mente estabelecendo conexão com o ser divino que há em nós. Tomemos como exemplo o orgulho: sabemos que somos orgulhosos, estamos informados disso, mas não temos consciência plena de suas manifestações, dos detalhes de sua ação.

Essa a diferença entre conhecer e saber.
A conscientização surge quando aprendemos a utilizar a informação para a transformação.

A informação é atividade cognitiva que só abrirá portas para a conscientização quando houver o aporte dos processos renovadores da sensibilidade humana.
O conhecimento é capaz de acionar desejos novos, excitar planos e mudanças, mas somente o sentimento é capaz de movimentar a vontade firme para manter e concretizar caminhos novos.
Como candidatos à melhora espiritual, torna-se imperioso habituarmo-nos à constante lealdade consciencial, a fim de exercer avaliações sobre qual é nossa verdadeira condição espiritual.

Estamos apenas informados ou já temos escalado o íngreme monte da conscientização?
Apenas repetimos textos e princípios ou já nos esforçamos por absorvê-los nas particularidades da vivência?
Apenas estudamos ou já nos habilitamos ao serviço desafiante de descobrir na existência como usar o tesouro da cultura para o crescimento?

Uma criatura informada poderá realizar amplos vôos nas realizações do bem, entretanto, somente os conscientizados saberão usar essas realizações para sua libertação pessoal.

Fonte: trecho do cap. 4 do livro MEREÇA SER FELIZ, pelo Espírito Ermance Dufaux, pelo médium Wanderley Oliveira.

Nenhum comentário: