Jesus estabeleceu o ensinamento: conhecereis a Verdade e ela vos libertará. Vários corações carregados de nobres intenções ventilam, a partir desse ensino, uma interpretação um tanto discriminatoria ao asseverarem que a Verdade, nesse caso, seria o Espiritismo. Se bastasse conhecer a Verdade Espírita estaríamos então, todos os que travaram contato com ela, em plenitude e paz experimentando a liberdade. Porém, parece que não é bem assim...
A verdade que conheceremos e nos libertará será sempre a Verdade sobre nós mesmos, e a Doutrina será uma senda segura para a aquisição dessa conquista na alma: a consciência de si nos ensejará elementos para transitar na evolução com felicidade.
O Espiritismo é meio, a educação Divina é o fim.
Conscientizar é tomar contato com os conteúdos velados da mente estabelecendo conexão com o ser divino que há em nós. Tomemos como exemplo o orgulho: sabemos que somos orgulhosos, estamos informados disso, mas não temos consciência plena de suas manifestações, dos detalhes de sua ação. Essa a diferença entre conhecer e saber.
A conscientização surge quando aprendemos a utilizar a informação para a transformação.
(trecho inicial do cap. 4 do livro "Mereça Ser Feliz", pelo Espírito Ermance Dufaux)
Nenhum comentário:
Postar um comentário