segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

QUAL A ORIGEM DO PRESÉPIO?

Essa representação do nascimento de Cristo tem raízes muito antigas que misturam artes plásticas com teatro sacro. Já no século V, as igrejas organizavam cantos, na véspera de Natal, em que um grupo representava os pastores e outro, as parteiras de Nossa Senhora.
Ao longo da Idade Média, essas representações passaram a dar cada vez mais importância à manjedoura onde estava a imagem de Cristo bebê. Mas foi graças a São Francisco de Assis que os principais elementos dos presépios de hoje foram definidos. No Natal de 1223, ele reuniu companheiros franciscanos e o povo da região num presépio vivo em Greccio, um vilarejo italiano perto de Assis.
O nome da representação vem do latim praesepium, "estrebaria", que pode ser representada como uma gruta ou um celeiro de madeira. O boi e o burro, além de serem citados numa profecia de Isaías, também são mencionados durante o nascimento de Jesus por apócrifos (livros que não fazem parte da Bíblia oficial). Os magos só aparecem no Evangelho de Mateus, e a tradição cristã inferiu que eram três porque eles trazem três presentes para o Menino: ouro, incenso e mirra. Já a representação dos pastores e anjos vem do Evangelho de Lucas, o que mais detalhes cita sobre o nascimento e a infância de Cristo. São José costuma estar de um dos lados da manjedoura que abriga o menino, enquanto Maria aparece do outro.

Fonte: Revista das Religiões, Ed. Abril, dezembro/2004

Nenhum comentário: