segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


FILOSOFIA PARA O DIA-A-DIA

Uma coleção de dois DVDs editados pela revista “Vida Simples” traz uma viagem pelo arroz-com-feijão da filosofia. Com documentários apresentados pelo escritor suíço Alain de Botton. Ao percorrer as situações mais corriqueiras, como um engarrafamento, uma festa de formatura e uma ida às compras, Alain de Botton mostra como as idéias de grandes sábios da humanidade podem ajudar em nosso cotidiano. Série inspirada no livro "Consolações da Filosofia", também de Botton, em que seus ensaios misturam idéias de experiências próprias a reflexões de pensadores, numa espécie de filosofia para o cotidiano.
Nos DVDs, com áudio em inglês e legenda em português, saiba mais sobre como a filosofia pode ser um guia para a felicidade, através das idéias dos principais filósofos. Apesar de não ser uma obra com enfoque espírita é altamente recomendável para seus adeptos. Lembremos de que a Doutrina Espírita em um dos seus aspectos é uma filosofia espiritualista. E Sócrates um de seus precursores.

No primeiro DVD, encontramos Sêneca e a Raiva. Como respondemos às frustrações?, Schopenhauer e o Amor. Seria a rejeição amorosa apenas uma consequência de uma lei natural? E Montaigne e a Auto-Estima. O filósofo nos ensina a aceitar o que somos.

No segundo DVD, Epicuro e a Felicidade. A felicidade está nas coisas simples. Basta se perguntar: o que é essencial na vida? Nietzsche e o Sofrimento. As melhores conquistas da vida acontecem quando conseguimos superar uma dificuldade. Sócrates e a Autoconfiança. Procurar a verdade em si mesmo e guiar-se pela justiça. É o que leva à autoconfiança.

Botton explica o conteúdo denso dos grandes pensadores e mastiga para nós, pobres mortais. O mais legal é que são coisas extremamente simples. Bem arroz-com-feijão mesmo.

Cotação do blog: EXCELENTE!

Nenhum comentário: