"Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos."
O Livro dos Espíritos - Questão 685-A
A informação espírita é cultura, e a cultura em si não abriga o saber,
porque o saber implica o uso da informação para gerar a transformação - meta essencial da proposta espírita.
(...) o estudo minucioso do saber como fazer inclui a interação do aprendiz com os veiculadores do conhecimento em tarefas grupais, participativas, dialogais, com plena troca de informações na construção do saber.
Podemos deixar algumas questões, entre diversas, que nos compete formular, a fim de aquilatar a extensão do quanto temos que aprender acerca do como fazer. São elas:
Como aprender a dialogar?
Como amar a si mesmo?
Qual fórmula para efetivar o perdão verdadeiro?
Qual o remédio para o melindre?
Existe uma forma de controle da irritação?
Como vencer os conflitos sexuais?
Como amar inimigos?
Como superar os impulsos mentais de violência?
Como dominar as desordens nos raciocínios, quando nos encontramos sob pressão?
Como discordar e criticar sem gostar menos?
Qual o caminho para formar uma equipe harmoniosa?
Qual a forma prática para sermos bons parceiros dos bons espíritos?
Como penetrar nos labirintos do personalismo em nossa intimidade?
Como fazer o autoconhecimento?
O momento das vivências espíritas conclama uma tomada de posição nova.
(...) o saber fazer implica um compromisso de grandes proporções, concitando-nos a mudanças de profundidade.
Fonte: livro MEREÇA SER FELIZ, pelo Espírito Ermance Dufaux - cap. 16, Aprender a Fazer
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