quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ONDE NASCEU JESUS?

Qualquer criança tem a resposta errada na ponta da língua: Belém.
A questão não é simples.
Era de conhecimento amplo, no círculo de Jesus, durante sua vida, que ele era de Nazaré, na Galiléia, assim como seus pais.

Para fazê-lo nascer na mais prestigiosa Belém, na Judéia, célebre entre os judeus por ser o berço de Davi, e para conciliar este fato com a arqui-sabida origem nazarena de Jesus, os dois únicos evangelistas que tratam de sua infância – Mateus e Lucas – recorrem a expedientes complicados e, lastimavelmente, contraditórios entre si.

Mateus dá a entender que a família morava em Belém, e que de lá fugiu para escapar do massacre dos recém-nascidos ordenados por Herodes. Num longo desvio, vão parar no Egito e, na volta à Palestina, por julgar ainda Belém um lugar perigoso, José decide estabelecer-se em Nazaré.

Lucas, por seu lado, parte do princípio oposto de que José e Maria moravam em Nazaré. Mas em função do censo ordenado por Augusto, em que todas as pessoas deveriam se registrar não no local onde residiam, mas no de origem dos seus antepassados, deslocaram-se a Belém, terra dos antepassados de José.

Não só não houve esse censo como a totalidade dos historiadores da Antiguidade jamais captou sinal de que um censo romano, cuja finalidade era a mais direta possível – taxar as pessoas -, pudesse ser orientado no sentido de forçá-las a procurar a cidade dos antepassados, o que, além de não oferecer resultado prático perceptível, configuraria um transtorno logístico de consideráveis proporções, com vastas multidões se deslocando de um lado para o outro.
O nascimento em Belém convinha aos evangelistas para fazer cumprir antigas profecias de que o Messias viria da cidade de Davi.

No livro “Vida de Jesus”, de Ernesto Renan, encontramos no capítulo 2:
Jesus nasceu em Nazaré, pequena cidade da Galiléia, que antes desse importante acontecimento não teve nenhuma celebridade. Durante toda a sua vida foi conhecido pelo nome de “Nazareno”, e só após entrarmos por um atalho bem complicado é que seremos capazes de entender o porquê da lenda que diz ter ele nascido em Belém.”

Nenhum comentário: