domingo, 27 de maio de 2012

COMO OCUPO MEU TEMPO?

Por Nelson José Wedderhoff
     Peter Drucker, talvez ainda o maior nome mundial em termos de Administração de Empresas, comenta em uma entrevista que o "executivo eficaz faz o que precisa ser feito, o que não necessariamente é o que ele quer fazer".
          Evidentemente o entendimento sobre "o que precisa ser feito" é decorrente de uma visão de objetivos e valores da organização onde este executivo desempenha suas funções. E quem sabe nos perguntemos... o que eu tenho a ver com isso? Afinal, eu não sou um executivo(a)...
          Mas se pensarmos melhor vamos concluir que somos os dirigentes de nossas próprias vidas. Ou, somos os principais "executivos" de nossas vidas. E dentro deste conceito de ser eficaz, ou de fazer o que precisa ser feito, nos cabe perguntar o que é prioridade em nossas vidas. O que é prioridade para você, na sua vida?
          Alcançamos assim um outro desafio... o do autoconhecimento. Estamos vivendo em função do que a cultura nos propõe? Ou nos conhecemos ao ponto de conseguir viver as nossas próprias convicções? Quais são as suas convicções? O que você gostaria de realizar antes de deixar a Terra? Ou antes do final deste ano? Ou até o próximo final de semana?Quantos de nós têm resposta para essas perguntas?
          E conforme vamos pensando a respeito disso vamos identificando assuntos diversos em nossas vidas... A saúde, o trabalho, a família, o lazer, a informação, a ação social, a governabilidade, etc. Quais são os meus objetivos para cada um desses assuntos?
          O quanto antes trabalharmos neste processo de autoconhecimento e planejamento, sendo administradores, executivos de nossas próprias histórias de vida aqui na Terra, mais eficientes seremos; mais próximos da eficácia estaremos.
          E novamente é importante lembrar: não ficaremos na Terra para sempre. Não sabemos quando vamos deixá-la... O que é prioridade deve ser feito primeiro. E certamente um dos primeiros passos é descobrir quais são as prioridades do momento.
          Com isso, com uma visão mais clara de si e da sociedade, ficará mais fácil determinar do que nos ocuparemos ao longo da vida, o que inclui o que chamamos "trabalho profissional", uma de muitas áreas da vida aqui na Terra.


FONTE: Revista Ser Espírita / www.serespirita.com.br


Nenhum comentário: