quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

IDENTIFICAÇÃO

Também chamado de introjeção.
É o mecanismo pelo qual o indivíduo se identifica com valores observados em outra pessoa e que passam a ser vistos como sendo seus valores.

É comum, em virtude desse mecanismo, as pessoas se identificarem com heróis ou ídolos e se acharem parecidas com eles, assumindo-lhes a forma, os hábitos, os traquejos e trejeitos, o modo de falar e de comportar-se, etc.

Por exemplo: esquerdistas que se identificam com Che Guevara ou Fidel Castro e passam a se vestir como eles, usando barba, boina, etc.; cultuadores de Elvis Presley que se vestem, penteiam-se como o ídolo.
Hoje é muito comum a identificação com personagens fictícios de telenovelas, filmes e outros programas de televisão, criando-se uma verdadeira dependência, um vício, haja vista o número de revistas que se dedicam exclusivamente ao tema, relatando o que acontece com as personagens e os seus respectivos intérpretes. Isso resulta numa fuga da realidade da vida, por parte dessas pessoas, que passam a viver numa ilusão, identificando-se com ídolos que só existem em sua imaginação.

A identificação é uma tentativa do indivíduo de substituir o vazio interior, através de modelos, ou ídolos, para servirem de referência e, com isso, tentar buscar o preenchimento desse vazio. O resultado é totalmente ineficaz, pois só se consegu preencher esse vazio através do amor. Isso só será possível quando cada um assumir a sua realidade interior, identificando-se consigo mesmo em essência, mantendo o equilíbrio emocional pelo autoconhecimento, eliminando as ilusões de ser uma outra pessoa que, embora proporcionem um prazer imediato, terminam por alienar o ser.

(Fonte: livro SAÚDE ESPIRITUAL, de Alírio de Cerqueira Filho)

Nenhum comentário: