segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PROJEÇÃO

Um dos principais mecanismos de mascaramento do ego que o ser humano pode utilizar é a PROJEÇÃO.
É também chamada de transferência.

Mecanismo de defesa que leva o indivíduo a interpretar os pensamentos, os sentimentos e as atitudes de outras pessoas, em função de suas próprias tendências.
O ego reprime os seus conflitos de personalidade, projetando-os em outras pessoas, fugindo da aceitação de seus erros e da responsabilidade por eles.

A projeção dos sentimentos interiores no mundo exterior comumente significa ver, no outro, aquilo de que não se gosta em si mesmo. Toda vez que alguém acusa, com veemência, determinadas características negativas dos outros está, na realidade, projetando-se nele, transferindo as negatividades do ego que o indivíduo não deseja reconhecer em si mesmo, para outra pessoa.
Há uma necessidade de combater no outro, o que ele gostaria de ocultar em si mesmo.

Uma das formas mais comuns de projeção é a necessidade de se culpar os outros pelas próprias atitudes, transferindo para outrem a responsabilidade sobre si mesmo.
Por exemplo: uma mãe que não dedica todo o tempo que é necessário para ajudar seu filho com o dever de casa, pode projetar a professora como culpada pelo insucesso de seu filho na escola.

A única forma de se libertar da projeção é interromper ess mecanismo de transferência, aceitando os seus defeitos e responsabilizando-se pelos seus erros e acertos e, com isso, tornar-se uma pessoa melhor.

(Fonte: livro SAÚDE ESPIRITUAL, de Alírio Cerqueira Filho)

Nenhum comentário: