segunda-feira, 30 de março de 2009

RECICLAGEM DE CONCEITOS


Conceitos para desenvolver uma visão integral

Cristo tinha uma sensibilidade unificada, quer dizer, possuía uma visão cósmica de que todos estamos intrinsecamente ligados na teia dinâmica da vida Providencial, quando afirmou:
"Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós".


"Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos pequeninos, a mim o fizestes".

Este pequeno trecho do Evangelho de Mateus desperta excelente reflexão em torno da interdependência da coletividade universal - somos unos com todos, cada um de nós faz parte do gradioso espetáculo da Vida Cósmica.

Fonte: livro Além do Horizonte, ditado por Hammed

domingo, 29 de março de 2009

INFORMADO OU CONSCIENTIZADO?


A informação é atividade cognitiva que só abrirá portas para a conscientização quando houver o aporte dos processos renovadores da sensibilidade humana.

Como candidatos à melhora espiritual, torna-se imperioso habituarmo-nos à constante lealdade consciencial, a fim de exercer avaliações sobre qual é nossa verdadeira condição espiritual.


Estamos apenas informados ou já temos escalado o íngreme monte da conscientização?
Apenas repetimos textos e princípios ou já nos esforçamos por absorvê-los nas particularidades da vivência?

Apenas estudamos ou já nos habilitamos ao serviço desafiante de descobrir na existência como usar o tesouro da cultura para o crescimento?


Uma criatura informada poderá realizar amplos vôos nas realizações do bem, entretanto, somente os conscientizados
saberão como usar essas realizações para sua libertação pessoal.

Conhecer não basta,
é necessário transformar-se para melhor.

Conhecer é ter opções,
mas só a conscientização oferece respostas.

Conhecer auxilia,
conscientizar é caminho para ser feliz.


Fonte:
livro MEREÇA SER FELIZ, pelo Espírito Ermance Dufaux

sábado, 28 de março de 2009

O QUE É CONSCIENTIZAÇÃO


Jesus estabeleceu o ensinamento:
Conhecereis a Verdade
e ela vos libertará
(Jo 8:32).

Vários corações carregados de nobres intenções ventilam, a partir desse ensino, uma interpretação um tanto discriminatória ao asseverarem que a Verdade, nesse caso, seria o Espiritismo. Se bastasse conhecer a Verdade Espírita estaríamos então, todos os que travaram contato com ela, em plenitude e paz experimentando a liberdade.
Porém, parece que não é bem assim...


A Verdade que conheceremos e nos libertará será sempre a Verdade sobre nós mesmos, e a Doutrina será uma senda segura para a aquisição dessa conquista na alma: a consciência de si que nos ensejará elementos para transitar na evolução com felicidade. O Espiritismo é meio, a educação Divina é o fim.

Conscientizar é tomar contato com os conteúdos velados da mente estabelecendo conexão com o ser divino que há em nós. Tomemos como exemplo o orgulho: sabemos que somos orgulhosos, estamos informados disso, mas não temos consciência plena de suas manifestações, dos detalhes de sua ação.
Essa a diferença entre conhecer e saber.


A conscientização surge quando aprendemos a utilizar a informação para a transformação.


Fonte: livro MEREÇA SER FELIZ, pelo Espírito Ermance Dufaux

sexta-feira, 27 de março de 2009

HAMMED

Conceitos para desenvolver uma visão integral

O hábito de pensar ajuda a evitar a imprudência, a leviandade de julgamentos, a impulsividade na conduta e a precipitação em dar opiniões ou de formar conceitos diante de vários temas que a existência nos apresenta.

Pensando nisso, este blog inicia a publicação de conceitos contidos no livro Além do Horizonte, de Francisco do Espírito Santo Neto, ditado por Hammed.
São sugestões e estímulos simples que servirão de reflexão, levando-nos ao "ato de pensar".


O medo nos dá uma sensação que aprisiona.
o pranto nos alivia,
o perdão nos liberta,
a mágoa nos adoece,
o amor nos cura,
a rigidez nos inibe,
a culpa nos constrange,
a ilusão nos entorpece,
o orgulho nos martiriza,
a crueldade nos agride,
a preocupação nos paralisa,
a ansiedade nos enfraquece,
a insegurança nos desmotiva.

segunda-feira, 23 de março de 2009

BEZERRA DE MENEZES EM DVD

AGORA EM DVD PARA ILUMINAR SEU LAR

Sucesso de bilheteria nos cinemas de todo o país, o filme "Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito" chega às lojas e locadoras de todo o país em formato de DVD. Nos extras, o DVD traz o making of das gravações, comentários dos diretores e um depoimento do ator Lucio Mauro sobre o médico cearense Bezerra de Menezes.

Lançado nos cimemas no dia 29 de agosto de 2008 com distribuição pela Fox Filmes e apoio da Globofilmes, "Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito" foi visto por mais de 500 mil espectadores em todo o Brasil.

Para suprir a demanda crescente nas primeiras semanas de exibição, a distribuidora ampliou o número de salas, levando a produção cearense para cinemas de cidades que fogem ao roteiro tradicional percorrido pela sétima arte.

Já nas locadoras e nas principais lojas.

domingo, 22 de março de 2009

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO

Amigos espíritas,

Por trás da imprudência escondem-se, quase sempre, os verdugos da ansiedade, da malquerença, da vaidade de aparências, da avareza e de múltiplas carências que o homem procura preencher correndo riscos e desafios em nome do entretenimento e da vitória transitória.

A postura ética do homem de bem perante as leis civis deve ser a da integridade moral.
A direção de um veículo motorizado é uma arte, e como tal deve ser conduzido: a arte de respeitar a vida.
Os códigos existem para serem cumpridos.


Habitua-te à disciplina nesse mister e procura agir com discernimento e vigilância perante as obrigatoriedades que te são pedidas.
Se outros não as seguem, responderão por eles próprios e não por ti.

Tu, porém, age no trânsito memorizando sempre que por trás de cada volante existem almas em provação carregando perigosa arma nas mãos, nem sempre sobre controle.

Procura ser o pacificador e renova teu proceder por mais desacertos nas avenidas do mundo...

Dirige com o coração e não com o cérebro, e jamais esqueças que todos responderemos pela utilização que fizemos dos bens confiados.
Aprende a respeitar as leis humanas considerando esse um passo favorável para tua melhoria espiritual.


Faze de tua condução uma ocasião de autoconhecimento e procura averiguar o que sustenta a atitude de insensatez em acreditar que jamais ocorrerá contigo os lamentáveis episódios que já ceifaram milhões de corpos, nos testes da prudência e da responsabilidade.

Habilidade pessoal adquirida com o tempo é crédito que te solicita mais cautela, enquanto os iludidos nela enxergam competência com permissão para o exagero.

Quanto à segurança das máquinas, analisemo-las como medida de prevenção e segurança,
não quesito para o abuso.

Recorda que, até mesmo como pedestre,
tens convenções que te cabem para a cooperação nos espaços comunitários.

Nossa tarefa, enquanto desencarnados, é proteger e orientar sempre conforme os limites das convenções, ultrapassando-as somente quando o amor não se torna conivência.

Nesse sentido, estejam certos os amigos na carne que de nossa parte respeitamos o que estipula a lei terrena; assim, apuramos sempre se o ponteiro medidor não ultrapassa a oitava casa decimal como uma medida aferidora de equilíbrio para a harmonia geral, critério seletivo para dispensar amparo e auxílio em casos de reincidência...

(Fonte: livro REFORMA ÍNTIMA SEM MARTÍRIO, pelo Espírito Ermance Dufaux)

sábado, 21 de março de 2009

TRIUNFO PESSOAL


A CULMINÂNCIA DA SÉRIE PSICOLOGICA
DE JOANNA DE ÂNGELIS


Joanna de Ângelis, a admirável benfeitora espiritual que aprendemos a respeitar, apresenta importantes subsídios à Filosofia, à Ciência e à Religião, focalizando temas relacionados com a nossa felicidade.


Centrando-se na notável contribuição de Jung, a autora introduz o pensamento de experientes psiquiatras, psicanalistas, biólogos, a fim de demonstrar que na raiz de todo e qualquer transtorno,aflição, enfermidade ou sofrimento, encontra-se o Espírito eterno,responsável pelas ocorrências que podem ser utilizadas para seu reequilíbrio,a sua recuperação, a sua paz.

Temas atuais como depressão, transtornos obsessivos-compulsivos, esquizofrenia, terrorismo, síndrome do estresse pós-traumático, fobias e sociopatias, além de outros tormentos psicológicos, são abordados com propostas psicoterapêuticas baseadas na descoberta do Ser Integral, na salutar identificação com os valores do self.
Sendo o último livro da Série Psicológica, constitui o coroamento e a síntese dos trabalhos de muitos anos, estimulando-nos ao avanço de nosso ser e à superação de nossos limites, a crescer e a desenvolver o nosso deus interno e o seu conteúdo numinoso.

Série Psicológica do
Espírito Joanna de Ângelis
pela psicografia de
Divaldo Pereira Franco


Jesus e Atualidade O Homem Integral Plenitude Momentos de Saúde O Ser Consciente Autodescobrimento Desperte e Seja Feliz VIDA: Desafios e Soluções Amor, Imbatível Amor O Despertar do Espírito Jesus e o Evangelho - À Luz da Psicologia Profunda
Triunfo Pessoal

quinta-feira, 19 de março de 2009

ANSIEDADE

A ansiedade traduz desarmonia interior, insegurança e insatisfação.
É a crença no inconformismo,
do qual decorre a incerteza em torno das ocorrências do cotidiano.

O ansioso perturba-se e perturba.


No seu estado de ansiedade,
desgasta-se e exaure aqueles que se lhe submetem ou com quem convive.

A ansiedade pode ser considerada como um fenômeno de desequilíbrio emocional.

Littré, o eminente pensador positivista, afirmava que a "inquietação, a ansiedade e a angústia são manifestações de um mesmo estado".

Mediante exercício da vontade e recorrendo-se à terapia especializada,
a ansiedade se transforma em clima de paciência, aprendendo a aguardar no tempo,
na hora e no lugar próprios, o que deve suceder.

Se experimentas contínuos estados de ansiedade,
pára a meditar e propõe-te renovação de conceito espiritual.


(pelo Espírito Joanna de Ângelis - Médium: Divaldo Pereira Franco)

sexta-feira, 13 de março de 2009

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL


Conviver é possibilidade conferida a todos;

a boa convivência, porém, é para quem deseja crescer e educar-se.

Boa convivência não é somente polidez social.

Consignemos como pilares dessa arte de relacionar o
auto-amor,
o autoconhecimento,
o afeto
e a ética.

A vivência mental das relações tem sido uma tônica dos dias atuais, face ao contínuo mascarar do mundo íntimo que o homem moderno tem se imposto na garantia de seus fins em sociedade.

A questão em análise é fundamental para o entendimento dos laços que construímos com as pessoas de nossa rotina diária.

O problema não é como convivemos com o outro,
mas sim como convivemos com o que sentimos e pensamos em relação ao outro.

Por isso a boa convivência consigo mesmo é o príncípio seguro de equilíbrio para uma interação proveitosa.

Tal princípio consagra a necessidade de revermos os males da convivência, prioritariamente em nós mesmos, antes de quaisquer cobranças ou transferências de responsabilidade.


(trechos do cap.6, do livro MEREÇA SER FELIZ, pelo Espírito Ermance Dufaux)

sábado, 7 de março de 2009

JOANNA DE ÂNGELIS

TORMENTOS PSICOLÓGICOS
Face aos graves acontecimentos hodiernos: velocidade das comunicações, sucessão intérmina de ocorrências surpreendentes, tragédias do cotidiano, avanços científicos e tecnológicos, ameaças contínuas de desgraças geradoras de insegurança emocional, o ser humano apresenta-se desestruturado psicologicamente, buscando fugir antes que enfrentar a realidade traumatizante.
Sentindo-se aturdido, procura compensar-se no exagerado culto ao corpo, entregando-se a exercícios complexos e desgastantes de energias valiosas, cirurgias corretoras e estéticas, implantes variados como forma de compensação ao ego insatisfeito, dando lugar a mórbidos mecanismos que, ante os receios inevitáveis que decorrem do processo orgânico degenerativo e do implacável suceder do tempo devorador.
Dietas sem sentido alimentar e destituídas de nutrientes básicos para a saúde ameaçam o equilíbrio psicofísico, instalando graves problemas emocionais como a anorexia, a bulimia, a perda de memória, a irritação e distonias nervosas outras que lentamente se instalam no comportamento do indivíduo, conspirando contra a sua saúde e o seu bem-estar.
A desenfreada busca pelo gozo, ao invés de proporcionar-lhe felicidade, torna-se-lhe fogo-fátuo de rapidíssima duração, deixando ressaibos de amargura e de insatisfação que induzem a novas e ininterruptas ansiedades.
O absurdo consumo dos alcoólicos e do tabaco, em mecanismos escapatórios ao medo e à ansiedade, favorecem o uso desregrado de substâncias alucinógenas e de outras drogas químicas de alto poder destrutivo dos equipamentos neuroniais, que não mais se refazem, infelicitando e degradando.
A apologia da insensatez produzida pela mídia alucinada perverte a identidade do indivíduo, massificando-o e nivelando-o nas faixas do egoísmo doentio assim como da fatuidade.
Não é de se estranhar que o número de pacientes neuróticos e psicóticos se faça cada dia mais expressivo, mais avassalador.
Os efeitos dessa ocorrência são de alta gravidade, porque, instalados os distúrbios em pessoas psicologicamente frágeis prolongam-se, transformando-se em enfermidades de difícil diagnóstico e mais desafiadora terapia.
Ao mesmo tempo, a perda de contato do ser humano com o Si-mesmo, esmagado pelo desconcerto moral que grassa, na sucessão dos escândalos que chocam e logo passam, deixa a falsa idéia que a felicidade é conquista do poder para o prazer e do ter dinheiro para comprar o poder, completando ocírculo vicioso da ostentação e da queda, da glória sob os holofotes da ilusão e do imediato olvido nas masmorras do abandono a que vai relegado, bem como do conflito pessoal que surge e o domina.
O quase total desrespeito aos valores humanos, à própria criatura, e a consequente ambição desmedida de amealhar moedas a qualquer preço, afrontam a miséria dos bairros pobres que vomitam nas ruas e avenidas do mundo os seus esquecidos, os seus excluídos, que se armam de violência para tomar pela força tudo quanto lhes foi negado por dever de humanidade.
...E o medo se instala na sociedade, em si mesma enferma e inquieta.
Urge que se opere uma mudança ética, a fim de que o indivíduo recupere a sua identidade de cidadão, não mais de vítima explorada, na sua condição de criatura humana, e não mais discriminado por causa da pobreza, da raça, da ideologia comportamental adotada, desde que não fira os direitos dos outros.
Somados a esses fatores psicossociais, socioeconômicos, aqueloutros de natureza espiritual e causal profunda, defronta-se sério desafio para o reajuste da sociedade e para o equilíbrio do ser humano.

Uma proposta psicoterapêutica válida deve ser estruturada no sentido da descoberta do ser integral e da finalidade existencial que pode ser alcançada por todos.

A cura, para tais males, deverá processar-se mediante a conscientização do paciente, que descobrirá em júbilo o significado do existir e o caminho a trilhar em consciência de paz.
O amor fraternal como processo de ajustamento impõe-se de imediato, e um novo entendimento da vida se delineia traçando as diretrizes para serem mantidos o equilíbrio e a harmonia da sociedade."

( Cap. 3 - Tormentos Psicológicos - do livro TRIUNFO PESSOAL, pelo Espírito Joanna de Ângelis)

quinta-feira, 5 de março de 2009

PALESTRAS DE MARÇO


PALESTRAS PÚBLICAS
CASA DO CAMINHO
Rua Ary Fontenelle, 560 - Estamparia - Barra Mansa/RJ
AOS SÁBADOS - às 19h30 - (em frente à APAE)
Temas relacionados com o PROJETO CRESCER

MARÇO / 2009
DIA TEMA EXPOSITOR
07 A Vida Como um Caminho - LE 573 SERGIO PACHECO
14 Pedi e Obtereis - ESE cap 27 JOÃO BATISTA
21 Conhece-te a Ti Mesmo - LE 919 VALDÉIA
28 Amar a Si Mesmo - ESE cap 11 LÍLIA

PROJETO CRESCER
1ª Quinzena: Fé e Oração
2ª Quinzena: Eu

terça-feira, 3 de março de 2009

NEGAÇÃO

Finalizando a série de mecanismos de mascaramentos do ego apresentamos a NEGAÇÃO.
A negação é a recusa em reconhecer aquilo que não se quer ver.
Por exemplo: fingir não se preocupar que o cônjuge esteja sendo infiel, é um tipo de negação muito comum. Outro tipo de negação é a recusa no reconhecimento dos evidentes malefícios do alcoolismo e do tabagismo. Por mais que se conheçam todos os problemas causados por esses vícios, as pessoas continuam bebendo e fumando.
O que comumente se diz: "Esse problema não vai acontecer comigo", como se os problemas só acontecessem com os outros.

"Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha se perdido e achou-se". Aqui Jesus se refere à justiça divina sempre presente para todos os filhos de Deus, quando o Pai chama a atenção do seu filho mais velho para o fato do seu irmão ter revivido, mas este já não o reconhece como irmão, tampouco se alegra com o fato de ele ter retornado à Casa.
A justiça divina é feita de compaixão, de misericórdia. Deus quer que todos os seus filhos revivam, se auto-encontrem e se alegra e regozija quando isso acontece, mas aqueles que vivem cultivando as máscaras não vêem justiça nisso, apenas privilégio com aqueles que, em sua visão, não merecem essa consideração. Eles querem que Deus os tratem melhor do que os outros, pois acham isso justo e não vêem justiça na compaixão. Querem que Deus os cubram de graças por estarem praticando o que acreditam ser obrigação e, aos que não as cumprem, que Deus cubra de desgraças. São as posturas dos "fariseus" de todas as épocas, presentes no seio de todas as sociedades e que grandes dificuldades causam à marcha do progresso da humanidade. Fundamental que todos nós tomemos consciência das máscaras que costumamos usar, para nos libertarmos delas, e possamos entrar na Casa, vivermos em comunhão com Deus como um filho dileto que tem interesses em comum com o Pai, e se alegra e regozija com todas as suas ações.
Fonte: livro SAÚDE ESPIRITUAL, de Alírio de Cerqueira Filho

domingo, 1 de março de 2009

ESTUDO DO EVANGELHO

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa" - Jo, 3:20

Reflitam sobre o texto abaixo e venham participar do Estudo do Evangelho na Casa do Caminho.

ÀS SEGUNDAS-FEIRAS (Grupo de Estudo) - ÀS 14H
ÀS QUINTAS-FEIRAS (Grupo de Estudo) - ÀS 19H30
AOS SÁBADOS (Palestras com temas do Evangelho) - ÀS 19H30


"O Evangelho de Jesus é semente de luz enterrada no solo de nossos corações.
Quando a "terra", que guarda a semente em suas entranhas, recebe o adubo do esforço íntimo, ao mesmo tempo, regada com a água da fé, em breve, a semente germina, mais adiante, devidamente cuidada com a "poda", retira os galhos secos da inércia e da acomodação, torna-se uma árvore frondosa. A árvore do Evangelho crescerá tanto em nosso íntimo que proporcionará a sombra agradável da amizade sincera e da indulgência a todos os corações que se aproximarem do nosso.
O Evangelho é luz endereçada aos corações que vivem tateando na escuridão da própria ignorância.
O Evangelho é consolo endereçado aos corações desesperançados que já perderam a alegria de viver.
O Evangelho é gota de paz que goteja no oceano de nossas amarguras íntimas.
O Evangelho é o mapa da felicidade ofertado àqueles que se perderam nos labirintos da ambição desmedida.
Falar do Evangelho me emociona muito, especialmente o texto do evangelista Mateus, II:28:3, que diz:
"Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai o meu jugo sobre vós, aprendei de mim que sou brando e humilde de coração e encontrareis o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve."

(trecho extraído do livro NÃO HÁ MAIS TEMPO, d Agnaldo Paviani, por Espíritos diversos)