terça-feira, 4 de maio de 2010

CRESCIMENTO É TRABALHO

“Tome a sua cruz e siga-me.”
Marcos 8:34

O processo do crescimento não apaga os nossos princípios organizadores.
Nós nos lembramos do passado, mesmo que escolhamos nos libertar dele.
Pode ser que em determinadas circunstâncias nos sintamos tentados a reagir da maneira antiga. Não podemos transformar imediatamente nossos antigos princípios organizadores em novos, mas podemos aprender a nos apoiar em outros até que os antigos se tornem uma memória distante. Jesus ensinou que o crescimento envolve um árduo trabalho.
Precisamos estar preparados para assumir a nossa parte de responsabilidade se quisermos colher a recompensa.
...
Você não pode mudar, mas pode crescer.
A verdade é que os princípios organizadores inconscientes que estruturamos na infância são uma parte permanente do nosso inconsciente.
...
Responsabilidade significa “capacidade de responder”, e agir automaticamente a partir de princípios inconscientes do passado elimina essa capacidade e a substitui pela obrigação de ter sempre a mesma reação.
...
Crescer envolve avançar em direção aos bons sentimentos e não tentar em escapar dos maus. Não podemos apagar nossos princípios organizadores, mas podemos nos ajudar a reconhece-los, a lidar com eles e desenvolver outros.
...
Jesus falou sobre o processo de transformação espiritual como uma tarefa que precisamos abraçar repetidamente todos os dias. Ele convidava as pessoas para “tomarem a cruz” porque sabia que se tratava de um processo trabalhoso. Ele não oferecia às pessoas uma mudança instantânea. A vida melhor era para ele a própria decisão de percorrer o caminho difícil para segui-lo de perto. Esta escolha é o constante crescimento.
...
PRINCÍPIO ESPIRITUAL: As mudanças rápidas são frequentemente temporárias, mas o crescimento lento transforma profundamente.

Fonte: trechos do livro JESUS, O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU, de Mark W. Baker

Nenhum comentário: