domingo, 30 de novembro de 2008



919 Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal?
– Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”. (Sócrates)

919-a. Compreendemos toda a sabedoria desse ensinamento, mas a dificuldade está precisamente em conhecer-se a si mesmo.
Qual é o meio de conseguir isso?
– Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia, interrogava minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava se não havia faltado ao cumprimento de algum dever, se ninguém teria tido motivo para que se queixar de mim. Foi assim que consegui me conhecer e ver em mim o que necessitava de reforma. (Santo Agostinho)
Fonte: O Livro dos Espíritos, livro III - capítulo 12, Perfeição Moral
"Por que reaparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu? (Jesus - Mt, 7,3)

Nenhum comentário: