quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O TRABALHO PARA AUTOTRANSFORMAÇÃO
Alírio de Cerqueira Filho

Muita gente reclama que para se obter relacionamentos saudáveis com o cônjuge e os filhos na família, com os companheiros de serviço, amigos, ter uma saúde integral física e emocionalmente, é muito difícil, dá muito trabalho e que é preciso perder muito tempo refletindo, meditando sobre as próprias emoções, sobre a forma como se convive com os outros, fazendo encontros de harmonização etc. Estas pessoas dizem que não compensa tanta trabalheira, que é melhor levar a vida de uma forma mais "light", sem muita encucação. Como se diz: "a gente vai empurrando os problemas com a barriga, e vai levando a vida como puder".
Façamos uma reflexão sobre essa forma de pensar. Vamos perceber que na vida tudo é trabalho e que não há como fugir dele, sem ter graves conseqüências.
Imagine o seu prato favorito. Agora imagine-se saboreando-o no jantar logo mais à noite. Hum, que delícia! Deu até fome, não é verdade?
Para que você o tenha preparado às 19h, horário do seu jantar, você deve primeiro ir às compras no supermercado ou na feira para obter todos os ingredientes necessários, depois ir para a cozinha de modo a prepará-lo. Imagine todo o trabalho que você tem até ter aquele prato delicioso na sua frente prontinho para que você possa saboreá-lo. Você dirá: Sim, é verdade, mas eu posso mandar a minha secretária doméstica fazer as compras e prepará-lo para mim ou então eu vou a um bom restaurante e peço o meu prato favorito. Não terei trabalho algum. Sim, mas de qualquer forma alguém terá o trabalho de prepará-lo. Você apenas o remunerará por isso. No caso do preparo de suas refeições isso é possível, mas existem atividades que se tornam impossíveis de você pagar alguém para realizar para você.
Só a título de exemplo, vejamos que existem diversas atividades trabalhosas e intransferíveis que fazemos diariamente para manter a higiene do corpo e que nos tomam tempo. Faça uma soma de quanto tempo você gasta diariamente tomando banho, escovando os dentes, passando fio dental, penteando os cabelos, fazendo ginástica etc. São atividades diárias, algumas prazerosas, outras nem tanto, que não há possibilidade de você remunerar alguém para realizá-las no seu lugar. No entanto ninguém questiona a necessidade delas e as realizamos porque não queremos ter as conseqüências da sua não realização. Pense em alguém deixando de escovar os dentes 4 a 5 vezes por dia porque é chato e dá trabalho. Imagine o bafo de onça que vai ser. Depois de alguns dias nem a própria pessoa agüenta o próprio hálito e vai dar graças a Deus por alguém ter inventado um objeto chamado escova. Se formos computar, passamos muito tempo em atividades muitas vezes enfadonhas e trabalhosas, que são imprescindíveis para que possamos viver com um mínimo de saúde.
Agora voltemos ao seu prato favorito. Mesmo que você tenha remunerado alguém para prepará-lo, você ainda terá o trabalho de mastigar cada bocado para poder ingeri-lo e efetuar posteriormente a sua digestão. Mas, você decerto argumentará: comer o meu prato favorito não é trabalho algum, cada bocado é degustado com imenso prazer e alegria. Mesmo assim os seus músculos faciais trabalham bastante, posteriormente as células do seu sistema digestivo trabalharão muito para digerir cada parte do alimento.
Mas, por que você diz que mastigar a sua comida favorita não é trabalho algum? Exatamente pelo prazer que proporciona. Realmente, aquilo que nos oferece prazer não consideramos trabalho, mesmo que o seja.
Agora façamos uma reflexão em torno da saúde emocional e dos seus relacionamentos. Você ter paz, harmonia, serenidade, alegria de viver, relacionamentos interpessoais saudáveis, equilíbrio emocional etc. é algo que lhe traria prazer e felicidade? A resposta com certeza é sim. Só que aqui há um grande problema para a maioria das pessoas. Elas querem obter tudo isso sem nenhum trabalho. Queremos obter verdadeiras jóias raras sem querer pagar o preço que elas valem. Não é possível! Da mesma forma que para ter um hálito bucal agradável, devemos ter o trabalho de escovar os dentes 4 a 5 vezes ao dia, passar fio dental, ir ao dentista regularmente, dentre outros cuidados, do mesmo modo a saúde emocional somente é possível com muito esforço e trabalho da nossa parte, mesmo que inicialmente achemos esse trabalho enfadonho. É necessário utilizar o tempo em meditações, reflexões, orações, encontros de harmonização etc. Se fizermos tudo isso, certamente alcançaremos o nosso objetivo maior que é a conquista da felicidade. Essa conquista nos dará tanto prazer que, como no caso de saborear o nosso prato favorito, consideraremos o trabalho para obtê-la praticamente nenhum.
E então, vale ou não vale a pena despender tempo, trabalhar e se esforçar para obter a saúde emocional nos seus relacionamentos?
Alírio de Cerqueira Filho é autor espírita e psicoterapeuta especializado em Psicologia Transpessoal

Nenhum comentário: