quarta-feira, 5 de novembro de 2008


EGO: O que é?

O estudo do livro "Mereça Ser Feliz" realizado às quartas-feiras, à noite, ministrado pela companheira Lília tem suscitado, em alguns momentos, alguma dificuldade na conceitualização do EGO, o que é natural para um grupo não-especializado em Psicologia. Sem nenhuma pretensão de encerrar a questão, modestamente apresentamos uma explicação simples e acessível a qualquer pessoa. Para quem desejar e se dispor a conhecer e estudar com mais aprofundamento questões pertinentes à Psicologia de Jung, indicamos acessar o seguinte endereço, de onde extraímos o texto abaixo:


Em seu mapa da psique, Jung encontrou dificuldade em distinguir o lugar do ego diferente do especificado por Freud. Percebeu-o como o centro da consciência, porém também sublinhou as limitações e a incompletude do ego como algo menor que a personalidade inteira. Embora o ego tenha a ver com assuntos tais como identidade pessoal, manutenção da personalidade, continuidade além do tempo, mediação entre campos conscientes e inconcscientes, conhecimento e testes da realidade, também deve ser considerado como uma instância que responde às necessidades de uma outra que lhe é superior. Esta é o SELF, o princípio ordenador da personalidade inteira. A relação do self com o ego é comparada àquela do “que move com o que é movido”.
Inicialmente o ego está fundido com o self, porém, depois, dele se diferencia. Jung descreve uma interdependência dos dois: o self possui uma visão mais holista e é, portanto, supremo, mas a função do ego é confrontar ou satisfazer às exigências dessa supremacia. O confronto entre o ego e o self foi identificado por Jung como característico da segunda metade da vida.

Nenhum comentário: